11 plantas que vivem bem dentro de casa


Já fazem uns 2 anos que iniciei minha jornada sem volta para o maravilhoso mundo das pessoas que tem plantas em casa. Foram muitas que passaram pelas minhas mãos. Algumas duraram, mas a maioria infelizmente se foi nesse processo de erros e acertos que é aprender a manter as verdinhas saudáveis. A gente descobre que tem planta de sol e de sombra, de frio e de calor, tem as que gostam de mais rega, e as que gostam de menos, tem as de solo arenoso e drenável, e as que gostam de qualquer terra. Pois bem, após muito observar, errar e aprender, identifiquei algumas plantas que se adaptaram à vida no meu apartamento e estão comigo a mais de um ano. Elas viraram minhas modelos e vão aparecer na lista abaixo pra você que quer ter uma companheira em casa, mas ainda tá ingressando nesse mundo. As 11 plantas que vivem bem dentro de casa são:

1. Bromélia

A Bromélia é uma grata surpresa nessa lista pois eu nunca ia achar que uma planta com tamanha variedade de cores e tamanhos fosse sobreviver dentro de um apartamento. Bom, essa aqui vive num dos quartos, que recebe umas duas horas de luz direta do sol pela manhã, está muito bem adaptada por lá!

Dica: a maioria das Bromélias gosta de ter água nos espaços entre suas folhas. Deixe esses espaços sempre cheios e coloque um pouquinho de borra de café para os mosquitos não botarem ovos na água.

2. Peperômia

Existem alguns tipos diferentes de Peperômia. Todas tem porte pequeno, mas algumas são verdes, outras vermelhas e outras coloridas com listras e texturas.

Estas duas da foto ficam no meu quarto, que é bem iluminado, mas não recebe luz direta do sol em nenhum momento. Elas não precisam de muita água e também não precisam ser adubadas com frequência.

Dá pra comprar diversos tipos e deixar um do lado do outro pra fazer um mini jardim colorido.

3. Lírio da Paz

O Lírio da Paz pode crescer até ter uns 50 ou 60 centímetros de altura se você o adubar a cada dois ou três meses e der um vaso com espaço pra isso. Ele fica lindo ocupando algum canto da sala que precisa ser preenchido, função que o meu ocupa já faz um tempão.

O Lírio gosta de pouquíssimo sol direto (o meu vive na sombra), e avisa quando precisa de água. Suas folhas ficam murchinhas e bem pra baixo quando ele está com sede. É só regar que em algumas horas elas voltam ao normal.

4. Babosa-de-Pau ou Pacová

A Babosa-de-Pau é outra das plantas de porte médio que ficam muito bem na sua casa. Ela gosta de pouca água, e mesmo sem luz direta e adubação frequente, a minha continua dando novas folhas e aumentando de tamanho. Compra um cachepô bem legal pra sua e bota ela num canto bem iluminado pra ver como muda a energia da sua casa.

5. Singônio

O Singônio é uma das plantas mais adaptáveis que conheço. O meu vive a mais de um ano nesse vaso de vidro só com água e argila expandida dentro. Mais nada! E continua me presenteando com folhas novas! Ele tolera viver só na sombra ou sob maior quantidade de sol, e se você plantar ele num vaso com terra, ele vai se espalhar rapidinho!

Dica: se for fazer um arranjo igual esse que eu fiz, lave a argila expandida antes pra água não ficar turva e arranje um pedacinho bem pequeno de carvão pra evitar que os mosquitos coloquem ovos na água.

6. Hera

A Hera é uma plantinha de pequeno porte que gosta de sair pra fora dos vasos e ficar pendurada por aí. Se você der espaço pras raízes dela, ela vai se espalhando e logo o seu vaso vai ter cabelo. Se adubar a cada 2 ou 3 meses, logo ela pede uma casa maior e as tranças dela terão uns 30 ou 40 centímetros de comprimento.

Assim como o Singônio, a Hera é bem rústica e se adapta a diversas condições de luz e solo. Pode deixar aonde quiser, inclusive na água!

7. Dracena Pau-d'água

Essa talvez seja a maior planta dessa lista, mas não deixa de ser tão adaptável quanto as duas menores de cima. O Pau d'Água vive na terra ou na água (daí o nome), e também consegue viver sob diferentes variações de luz.

Os da minha sala, que na verdade são três, ficam o dia todo sem receber iluminação direta do sol. Já a da minha avó fica umas 3 horas sob sol e está tão bem quanto a de casa.

8. Palmeira

Existem muitos tipos de Palmeiras (não queria usar essa palavra) que podem ter de alguns centímetros a alguns metros de altura, mas todas são bem rústicas e vivem muito bem dentro e fora de casa. Palmeira da foto fica no meu banheiro, na sombra, é do tipo Areca.

Ela fica pequena devido ao tamanho do vaso. Se você trocar por um maior com terra adubada e deixar ela receber algumas horas de luz do sol, ela vai crescer até uns 60 ou 70 centímetros.

É uma planta bem legal pra deixar sua casa com aquele clima de praia sem ter muito trabalho pra cuidar dela.

9. Dracena Compacta

Outro tipo de Dracena na lista. Pode investir nelas porque elas realmente são resistentes. Essa Dracena Compacta da foto fica na cozinha, o ponto mais escuro da minha casa, e segue bonitona como no dia em que chegou aqui a mais de um ano.

Ela não cresce muito (ah vá!), então pode esquecer de adubar ela por um tempão que ela continua bem e saudável.

10. Fitônia

A Fitônia é uma das minhas plantas favoritas. Ela tem variações com tons de verde e rosa que ficam bonitos em qualquer lugar. Ela não gosta de sol direto, e não liga muito pra qualidade da terra também desde que ela seja mais drenável.

Eu coloquei as minhas em copos que peguei em shows e adubo elas uma vez por ano, e elas estão muito bem, obrigado! Assim como o Lírio da Paz, a Fitônia avisa quando está com sede. Suas folhas ficam bem caidinhas, e voltam ao normal em até uma hora após a rega.

11. Espada-de-São-Jorge

Essa aqui é pau pra toda obra. Fica em qualquer lugar, com qualquer iluminação e qualquer tipo de solo. Além de suas folhas serem lindas e decorativas, essa planta aqui tem uma função esotérica na sua casa: ela afasta energias negativas e protege seu espaço.

Só cuidado pra não plantar ela num vaso ou jardineira com outras plantas próximas. A Espada-de-São-Jorge é uma planta invasiva de tão rápido que se adapta às condições do ambiente, e pode deixar as outras irmãs sem nutrientes no solo.

E caso você tenha plantinhas e queira combinar a decoração de sua casa com elas, dá uma olhada nos quadros e posters de plantas da minha loja inline aqui no site!

#listas #lista #planta #plantas #casa #decora #decoração #verde #espadadesaojorge #bromelia #fitonia #peperomia #dracena #paudagua #palmeira #hera #singonio #pacova #babosa #lirio #liriodapaz #sombra #dentrodecasa #cuidados #dicas

76 visualizações
Arte e Fotografia
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle